You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Como combater a anemia?

  • 10/06/2021 13:24

A anemia é consequência da baixa dos níveis de hemoglobina, proteína presente nos glóbulos vermelhos e que é responsável pelo transporte de oxigênio por todo o corpo através da corrente sanguínea.

Isso significa que a anemia pode levar à manifestação de sintomas variados, uma vez que vários órgãos podem ser afetados pela baixa oxigenação. Alguns dos sintomas mais comuns incluem cansaço, palidez, falta de apetite, falta de ar, tontura, dores no peito e falta de concentração.

Existem diversos tipos de anemia, como a anemia falciforme, a anemia ferropriva, a anemia aplástica, a anemia hemolítica e as anemias por falta de vitamina B12 e ácido fólico. Por isso, é essencial que esta condição seja acompanhada por um médico especializado, levando em consideração o tipo de anemia e o nível de avanço da doença.

De maneira geral, as anemias consequentes do estilo de vida e alimentação (como é o caso das anemias por falta de vitamina B12 e ácido fólico) podem ser tratadas com dietas adequadas e suplementação vitamínica - o consumo de carnes, leites, ovos, verduras, cereais e frutas não apenas ajuda na cura da anemia como na prevenção da doença.

Já anemias como a aplástica e a falciforme necessitam de acompanhamento médico prolongado, uma vez que originam de condições genéticas e imunológicas. A primeira, por exemplo, exige a realização do transplante de medula óssea, enquanto a segunda é tratada desde os primeiros anos de vida com a ajuda de vacinas e antibióticos profiláticos.